Indicação de Leitura

Nesta página, compartilho indicações de leitura cuidadosamente selecionadas para quem busca aprofundar conhecimentos em psicologia, neuropsicologia, educação inclusiva e saúde mental. São livros, artigos e materiais de referência que dialogam com a prática clínica, a formação acadêmica e a reflexão crítica sobre desenvolvimento humano, diversidade e processos de aprendizagem.

Autismo no Adulto

2024

O livro busca preencher uma lacuna significativa no entendimento do autismo entre meninas e mulheres.

O Desenvolvimento do Autismo

(4,8)

2015

Este livro aborda as necessidades de diferentes públicos, incluindo pais, terapeutas e profissionais da saúde, bem como estudiosos e pesquisadores do tema.

(4,9)

2023

O livro tem objetivo de contribuir para uma melhor compreensão do TEA no adulto, de forma a auxiliar tanto no diagnóstico como na abordagem multidisciplinar.

(4,8)

Outra sintonia: A história do autismo
O cérebro autista: Pensando através do espectro

2015

Em O cérebro autista , Temple Grandin (uma pessoa com autismo) apresenta, com Richard Panek, a vanguarda da ciência sobre o tema.

Autismo: Guia Essencial para Compreensão e Tratamento

(4,8)

2017

Outra sintonia é um retrato sensível sobre o autismo.

(4,9)

2018

Os autores apresentam, de forma acessível, as informações mais atuais sobre o tema, com base em pesquisas e práticas especializadas.

(4,8)

Crianças de Asperger: As origens do autismo na Viena nazista
Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista

2024

O livro Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista é pioneiro em apresentar, em língua portuguesa, material sobre o tratamento mais eficaz para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): aquele baseado na ciência Análise do Comportamento Aplicada (ABA

A geração ansiosa: Como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais

(4,8)

2024

O autor demonstra como a “infância baseada no brincar” entrou em declínio na década de 1980 e foi substituída pela “infância baseada no celular”, acompanhada por uma hiperconectividade que alterou o desenvolvimento social e neurológico dos jovens e tem causado privação de sono, privação social, fragmentação da atenção e vício.

(4,8)

2019

Uma história abrangente das ligações entre o autismo e o nazismo, e de como os diagnósticos refletem os valores, as preocupações e as esperanças de uma sociedade.

(4,8)